segunda-feira, 17 de junho de 2013

Plano de aula


Nós, integrantes do grupo 6 do curso Melhor Gestão Melhor Ensino e autores do blogLeituras&Matemática, apresentamos nosso plano de aula, visando o aprendizado de números inteiros  e ao estímulo ao desenvolvimento da habilidades em representar números inteiros na reta numérica.
Tema: Números e operações
Conteúdo: números inteiros
Ano/Série: 7° ano/6ª série
Objetivos: Introduzir o conceito de números inteiros; identificar e compreender o uso dos números inteiros em situações do cotidiano; localizar números inteiros na reta; solucionar situações problema  que envolvam números inteiros em contextos diversos.
Objetivo geral: Identificar números inteiros em diferentes contextos.
Habilidade: Representar os números inteiros geometricamente na reta numérica.
Justificativa:  Um dos desafios na disciplina de Matemática, no ensino fundamental é fazer o aluno compreender as operações e a estrutura dos números inteiros. Sendo assim, o professor deve trabalhar com situações desafiadoras, diversificadas, oportunizando o desenvolvimento das habilidades necessárias para operar com esses números em contextos variados,  como por exemplo, em escalas de temperatura, operações financeiras, na representação de altitudes ou profundidades de um referencial em relação ao nível do solo ou do mar, nos elevadores que tem andares no subsolo e na indicação de pontos em jogos diversificados e  compreender sua estrutura.
Estratégias e /ou procedimentos:
1ª aula: 

  • Partindo do conhecimento prévio .
  •  Informar, que nesta aula, trabalharão com situações problema desafiadoras.(em grupos)
Como por exemplo:

  • Propondo aos alunos o seguinte problema: Um termômetro foi colocado na cidade de Campos do Jordão e marcou dez graus acima de zero durante o dia e um grau abaixo de zero durante a noite. Como posso representar as temperaturas registradas nesta cidade, utilizando símbolos e algarismos matemáticos?
Nesta situação espera-se que os alunos discutem  e utilizem seus conhecimentos empíricos(vivenciados),  a  fim de verificar a necessidade de símbolos matemáticos + para números positivos e – para números negativos.
O aluno fará a atividade, utilizando recursos próprios, cabendo ao professor circular pela classe,  observando como estão discutindo e resolvendo as situações(sem dar pistas).
2ª aula:  Aula expositiva dialogada.

  • Discutir as situações problema com os alunos, solicitando a representação que cada grupo utilizou.
  • Anotar no quadro, e escolher junto com os alunos a forma mais adequada.
O professor pergunta para a classe: De acordo com as atividades desenvolvidas até agora, os números naturais (inteiros positivos) são suficientes para expressar todas as situações do cotidiano? Dê exemplos.
Espera-se que os alunos já tenham percebido que os números naturais não são suficientes para expressar algumas situações do cotidiano, sendo necessário então o uso dos números com sinais (inteiros positivos e inteiros negativos). Como exemplo, os alunos podem citar o termômetro (que pode marcar temperaturas positivas, acima de zero, ou negativas, abaixo de zero).
3ª aula: Introdução de novos conhecimentos.

  • O professor explicará que o conjunto dos números positivos e negativos é chamado de Conjunto dos Números Inteiros (Z).
  • Apresentar um enfoque histórico sobre o surgimento dos números e suas reais necessidades.
  • Atividade prática:


  • Após a discussão, propor  aos alunos a atividade:



  • Desenhe um termômetro e represente nele as temperaturas registradas nas cidades:

a) Aracaju: 20°C
b) Campos do Jordão: -10°C
c) São Paulo: 30°C

Espera-se que os alunos percebam que, tendo como origem a temperatura 0°C, o termômetro registra acima de 0°C as temperaturas positivas e abaixo de 0°C as temperaturas negativas.


  • Fazer a representação dos números acima na reta numerada.


  • Retomar as situações problema, com apresentação da reta numerada, propondo novos desafios que envolvam a localização de números inteiros na reta numérica.
Recursos: Uma cópia impressa das situações problema para cada aluno, aulas expositivas e interativas em Power point e lousa, caderno do professor e do aluno e proposta curricular.
Forma de avaliação: Serão propostas atividades em dupla/grupo, ou individual favorecendo troca de ideias, socialização, e publicação dos trabalhos na sala de aula, com as localizações de números na reta e a construção de um texto com o título: O que aprendi.
Forma de recuperação: estabelecer conexão entre o conteúdo  trabalhado  e as dificuldades apresentadas pelos alunos, buscando sempre o melhor ensino aprendizado,  tendo em vista os objetivos propostos e habilidade(s) a ser desenvolvida(s), para organizar ou mesmo reorganizar  o plano de aula.

2 comentários: